sábado, 17 de outubro de 2009

17 de Outubro - Dia Mundial de Luta contra a Pobreza

Não podemos parar! Levanta-te e actua para que os 8 objectivos do milénio sejam alcançados!


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mais um ano que começa....


Olá a todos!


Quero saudar antes de mais todos os alunos que fizeram a opção pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Em segundo lugar, os seus Pais por querem que os seus filhos cresçam em alicerces firmes e consistentes baseados nos valores humano - cristãos.

Mais um ano que começa e apesar das vicissitudes dos tempos actuais, vislumbro um tempo de esperança reflectido no rosto de cada um dos alunos e no seu papel na transformação do mundo que nos rodeia. Pensar no futuro é procurar reflectir em conjunto sobre as formas ou a forma de o tornar mais risonho, mais humano, mais cordial...

Na recente mensagem do Papa Bento XVI, na Encíclica Caridade na Verdade, diz que " O saber nunca é a obra apenas da inteligência, mas se quer ser sapiência capaz de orientar o ser humano, à luz dos princípios primeiros e dos seus fins últimos, deve ser «temperado» com o «sal» da caridade".

Na caminhada deste grupo alargado, em que os laços de amizade são cada vez mais visiveis, quero demonstrar a minha disponibilidade para vos ajudar a construir um projecto de vida com sentido. O barco,nas diferentes viagens que vai fazendo, nãopode andar sozinho, pois precisa da ajuda de todos!

Nas actividades propostas para este ano lectivo, queremos continuar a trabalhar para o nosso lema: Ser Mais!

Ser mais na escola, ser mais para os outros, ser mais na família, ser mais no mundo actual, ser mais e mais na procura de Deus na nossas Vidas!

Queres aceitar o desafio? Vamos a isso?

Votos de um bom ano para todos!

Profª Estela Cristina Brito

















Semana Nacional da Educação Cristã

4 a 11 de Outubro de 2009

Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso
Mensagem para a Semana Nacional da Educação Cristã

A educação é tão importante na vida do ser humano que, sem ela, ninguém cresce harmoniosamente e ultrapassa um estilo de vida marcado pela vulgaridade. É que a educação proporciona a cada ser humano o conhecimento de si próprio, a consciência da necessidade dos outros para a sua própria realização, a abertura às dimensões espiritual e transcendente da vida, e o empenho crescente no seu próprio desenvolvimento e na construção da sociedade em que está inserido. A educação é um contributo indispensável para o desenvolvimento integral da pessoa humana.Ainda recentemente, o Papa Bento XVI, atento às necessidades do nosso tempo, sublinhava que a educação é uma grande “emergência” no mundo de hoje. Por isso, as dificuldades que os educadores sentem para enfrentar os novos desafios não podem conduzir ao desânimo e ao enfraquecimento do seu empenho.
Todos estamos cientes de que os obstáculos e insucessos com que os educadores se defrontam podem e devem ser superados. O compromisso de cada um dos educadores é a via prioritária para o fazer. A todos é hoje lançado o repto de imprimir, na sua acção quotidiana, um dinamismo novo de criatividade e solidariedade. A Igreja sempre assumiu a educação como um imperativo da sua missão evangelizadora, consciente de que é através da educação que se constrói a realização humana e o futuro da própria humanidade. Por isso, empenha-se em promover a educação cristã, como um serviço e um compromisso: serviço do “homem novo” e de uma sociedade renovada, nos quais estão directamente envolvidos a Família, a Escola, a Paróquia e os Movimentos e Associações laicais.
A educação é o coração do desenvolvimento da pessoa e da sociedade. Educar nunca foi tarefa fácil. As dificuldades com que nos confrontamos não podem dar lugar ao desânimo ou ao cruzar de braços.
Com o empenho de todos, na fidelidade aos valores e critérios do Evangelho e na comunhão dos diversos ministérios e carismas, contribuiremos para a construção de um mundo renovado e com futuro.