quinta-feira, 14 de abril de 2011

Visita de estudo a Salamanca - A Cultura e a Fé

No dia 1 de Abril, 62 alunos do 8º e 9º ano, participaram na visita de estudo à cidade de Salamanca, Património Mundial da Unesco e inserida no Plano Anual de Actividades. Esta visita procurou realçar o enquadramento da fé com a cultura, ou seja, verificar como o religioso se encontra explanado na beleza de um património tão vasto e rico. Os alunos tiveram oportunidade de visitar o Convento de S. Estevão, datado do século XVII, onde predominam o estilo românico, barroco e plateresco, bem como as Catedrais, a Universidade Pontifícia, a Casa das Conchas e a Plaza Mayor.

-Perante aquilo que foi visto, aqui fica o registo das emoções sentidas por alguns alunos: - Gostei muito, foi muito interessante, foi motivadora e divertida; ( Francisca Borges – 8ºB) - -Aprendemos que a grandeza de Deus está presente nas grandes obras de arte, a beleza não tem limites e vislumbra-se de todas as formas. - Monumentos grandiosos, com muita perfeição e que ilustravam várias fases da vida de Jesus e de pessoas que marcaram a vida da Igreja.

-Valeu a pena! É com estas experiências que identificamos e reconhecemos o valor do património religioso, cultural que existe à nossa volta .( 9ºA)

-Gostámos muito, foi divertida e única! ( 8ºA)

domingo, 3 de abril de 2011

A Beleza de Deus na Arte... - Visita a Salamanca.

Fica, por agora, um pequeno registo fotográfico:






Jovens, sede Jovens ( João paulo II) - com Deus ou sem Deus?

Inseridas nas IV Jornadas do Conhecimento, enquadradas na preparação para o Dia Diocesano da Juventude que se realizará em Seia, no dia 16 de Abril e para as Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, a Galeria Paz de Espírito em colaboração com o DPJG organizaram um conjunto de actividades sobre a seguinte temática: Edificados em Cristo, firmes na Fé!
Neste âmbito, no dia 28 de Março realizou-se o primeiro workshop na Escola Básica Dr. Abranches Ferrão como forma de convidar e desafiar os jovens do 9ºano, na sua maioria, e uma representação das quatro turmas do 8ºano para reflectirem sobre a importância da existência de Deus nas suas vidas.


Depois da visualização de um filme, seguiu-se o diálogo com o dinamizador destes trabalhos, o Rev. Pe Jorge Castela, responsável pela Pastoral Juvenil da nossa Diocese. As perguntas foram fluíndo e o resultado final foi bastante positivo, pois os alunos presentes, cerca de 47 alunos, inquitaram as suas mentes para o amor de Deus que nos quer ver felizes. De seguida e como forma de marcar este momento, alguns alunos escreveram frases num painél que foi realizado para o efeito e que passará pelas escolas onde se desenvolverá esta iniciativa e será exposto no Dia Diocesano da Juventude: " Jovens com Deus, Jovens Felizes!"; "Acreditar em Deus é o começo para uma vida feliz!"; "Abre o teu coração e a tua mente para o melhor caminho!"


Vale a pena ACREDITAR!


À Procura da Beleza...

No dia 21 de Março, Dia da Floresta, realizou-se uma caminhada inserida nas actividades de EMRC, Área de Projecto, do Clube da Floresta e Eco-Escolas, desde o Vale do Rossim até Folgosinho.


Participaram 38 alunos que com muito entusiasmo deram alegria e cor a este dia de sol, onde em algumas circuntâncias quase se contactava com o Céu imenso ... Há tanto a agradecer pela maravilhas de Deus...


Aqui ficam alguns registos:




Ser Voluntário, Ser Solidário - Visita de Estudo à Casa do Gaiato





No dia 14 de Março de 2011, 54 alunos do 6ºano participaram na Visita de Estudo à Casa do Gaiato e ao Parque Biológico da Lousã.

Da parte da manhã tiveram oportunidade de fazer a visita guiada à instituição, com a colaboração do seu Director, Rev. Pe. Manuel, o qual fez uma resenha histórica da mesma, falou do seu fundador, Pe Américo, amigos dos mais pobres e principalmente das crianças ou gaiatos sem casa para viver.

Atualmente, a Casa do Gaiato tem 40 meninos oriundos de várias partes, como por exemplo de Lisboa, Cabo Verde e de outras zonas.

Tendo em conta o exemplo, a acção desenvolvida, os alunos ofereceram a quantia de 240, 34 €, fruto do seu empenho e vontade de colaborar numa causa tão preciosa.

É dando que se recebe, é partilhando o que se tem que nos dignifica como pessoas. Os alunos da Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, foram um bom modelo disto mesmo.