terça-feira, 2 de junho de 2009

Visita de Estudo a Belmonte - 27 de Maio

No dia 27 de Maio, os alunos do 7º ano participaram numa visita de estudo no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, à vila histórica de Belmonte. Esta actividade foi enquadrada nos conteúdos abordados na disciplina, nomeadamente as Religiões Abraâmicas e teve como objectivo principal a identificação do núcleo central da identidade do Judaísmo e do Cristianismo na referida vila.
Os pontos principais desta actividade foram os seguintes: visita guiada à Sinagoga, ao Museu Judaico, Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais e por último ao Museu dos Descobrimentos, onde são referenciadas, de forma interactiva, as viagens preconizadas por Pedro Álvares Cabral.
Por último, outro local de interesse para os alunos foi a passagem pela Aldeia S.O.S da Guarda que acolhe crianças desfavorecidas das várias partes da diocese. É uma obra que merece o nosso respeito e atenção, pois promove a educação de crianças e adolescentes de várias idades.
O concelho de Belmonte é quase tão antigo como a nacionalidade, situando-se no panorâmico Monte da Esperança e 1199 obteve o foral. No século XVI Belmonte dá um contributo importante para a história de Portugal através de Pedro Álvares de Cabral que, em 1500, comandou a 2ª Armada à Índia e durante a sua missão descobriu o Brasil.
Tinha valido a pena! As novas aprendizagens, as novas experiências, a partilha, o convívio e a amizade forma referenciais obrigatórios em toda a viagem.
Aqueles alunos que não foram à viagem, não sabem o que perderam!
Para o ano há mais!...
Eis alguns momentos desta visita de estudo:


1 comentário:

  1. gostei muito desta viagem professora Estela!!!
    Foi muito interessante!!!
    Adorei ir a Guarda!!!
    E a Belmonte claro!!
    De Ana...do antigo 7ºA

    ResponderEliminar