sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dia da Não Violência Escolar e da Paz - 30 de janeiro de 2014


 
Nesta data, 30 de Janeiro, em que comemoramos o dia escolar da não-violência e da Paz, lembramos a memória de Mahatma Gandhi, que foi um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos. Considerado o pai da Índia, Gandhi foi um homem de boa vontade que lutou, sem ódio, pela independência da sua pátria e pela paz do mundo. Dentro do ideal de paz e não-violência que ele defendia, uma de suas frases foi: “Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!”.
Queremos recordar hoje também a pessoa de Nelson Mandela que, à semelhança de Gandhi, foi um modelo da não-violência e da Paz, destacando-se como um ativista dos direitos humanos mais reconhecidos pela sua acção pacífica contra o apartheid. A luta pela defesa dos direitos humanos é talvez a causa mais nobre a que um ser humano se pode dedicar.
Também ele nos presenteou com alguns pensamentos que nos ajudam a construir um mundo mais fraterno e que podem ser vivenciados na escola ou em qualquer lugar onde estejamos. Eis alguns exemplos:
- “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar a esperança onde há desespero.”
- “A bondade do homem é uma chama que pode ser escondida, mas nunca extinta.”
- “Ser livre não é apenas se livrar das correntes que lhe prendem, mas viver sendo capaz de respeitar e engrandecer a liberdade dos outros.”
Queremos que haja paz, na família, na escola e no mundo, pois só assim podemos viver felizes.
Por isso, hoje estamos aqui para gritar bem alto: “Viva a Paz!”. “Diz sim à Paz, e não à violência!”.











 

Sem comentários:

Enviar um comentário