domingo, 15 de março de 2009

Dia Nacional da Cáritas - 15 de Março de 2009

A Cáritas Portuguesa é uma instituição oficial da Conferência Episcopal que promove e dinamiza a acção social da Igreja Católica, procurando auxiliar todos os que “são atingidos por qualquer forma de exclusão ou emergência, sem olhar a crenças, culturas, etnias ou origem”.
Visa a assistência, a promoção, o desenvolvimento e a transformação social. Vincula-se aos princípios da universalidade e da radicalidade em favor dos mais pobres, o que implica: a animação social, a comunhão cristã de bens e a formação.
Promove a animação da pastoral social, estimulando a existência de grupos de acção social nas paróquias e pretende informar, denunciar e sensibilizar a sociedade, propondo medidas de solução para problemas sociais graves, através de: - Assistência e apoio nas emergências; - Promoção da autonomia de cada homem e mulher; - Processos de desenvolvimento local; - Intervenção junto dos centros de decisão política; - Formação de agentes de voluntariado; - Empenho na conservação do meio ambiente sustentável.
A Cáritas fundamenta a sua actuação no respeito pela dignidade de cada pessoa, no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário