sábado, 1 de maio de 2010

Visita à Casa do Gaiato- Miranda do Corvo

No dia 19 de Abril, os alunos do 6º ano foram participantes activos na visita de estudo à Casa do Gaiato - Miranda do Corvo. Aqui, puderam vislumbrar a magnificência de uma obra dedicada aos rapazes de diferentes idades, fundada à 75 anos pelo Pai Américo ou Padre Américo.
Para além das palavras, torna-se fundamental a promoção de experiências baseadas nos valores da solidariedade, da partilha e do amor. O Padre Américo- PAI AMÉRICO - cujo nome completo é Américo Monteiro de Aguiar, foi o oitavo filho dum família cristã. Nasceu em 23 de Outubro de 1887 na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel.Depois dos estudos preliminares, enverda pela carreira comercial. Trabalha primeiro no Porto, e em 1906 segue para Moçambique. Aos 36 anos volta à Metrópole e ingressa no Convento Franciscano de Vilariño de Ramallosa, Espanha, onde toma o hábito em 14 de Agosto de 1924, do qual sai após dois anos de vida conventual; e sendo-lhe recusada entrada no Seminário do Porto, é recebido no de Coimbra, em 1925.Recebe a Ordenação sacerdotal em 29 de Julho de 1929 e encarrega-se da Sopa dos Pobres, em Coimbra. «Doente como então era- disse- o meu Prelado havia-me dispensado de todas as obrigações, tendo eu tomado esta de visitar Pobres por não servir para mais nada...». Dedica-se ao apostolado da Caridade nos tugúrios de famílias em dificuldades. Visita hospitais e cadeias. De 1935 a 1939 organiza Colónias de Campo em S. Pedro de Alva, ceira e Miranda do Corvo; e funda o Lar do Ex-Pupilo dos Reformatórios, na Rua da Trindade, Coimbra, em 1 de Janeiro de 1941, depois entregue aos serviços Tutelares de Menores em 1950.Fundador da trilogia-- Casas do Gaiato, Património dos Pobres, Calvário.
«Ai se tu soubesses como é lindo o Evangelho dos pobres...Se tu tivesses a experiência estupenda que este Evangelho tem...os montes caminhariam à tua frente e tu, silencioso, com a chave do mundo na mão, cantarias vitória...»
Os alunos e os professores depois de serem recebidos de uma forma tão afável pelo Sr. Pe. Manuel , tiveram oportunidade de conhecer mais alguns aspectos da instituição e por último oferecer um símbolo da nossa amizade aos mais pequenos, bem como o resultado da nossa campanha de solidariedade.
Da parte da tarde, houve ainda oportunidade de passar pelo Jardim Botânico de Coimbra, para desfrutarmos a visita guiada sobre o tema: Biodiversidade, Extinção,Conservação e Sustentabilidade.
Foi um dia extraordinário!


1 comentário:

  1. Adoreii este diaa foi muito fixe... apesar de eu estar horrivel em todas as fotos adorei o dia ... :D
    Gostei mais da casa do Gaiatoo do que o Jardim Botânicoo ...

    ResponderEliminar