domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia da Não-Violência Escolar e da Paz



Olá!
Eis um desafio que é lançado para as escolas do Agrupamento e que se prende com a construção da Corrente da Paz com a colaboração dos alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica das três escolas e seus professores.
D. Carlos Ximenes Belo, diz: “ A escola é um espaço privilegiado para lançar a semente e criar condições para construir um mundo mais humano, onde deve imperar a paz, o respeito e reconhecimento pelos outros.”
O mundo de hoje é assolado por violências e guerras que comprometem a realização da paz, e por mudanças sociais e culturais que põem em risco a solidez da paz já alcançada. É um valor urgente, pois sem ela não há desenvolvimento humano integral, harmónico, durável e sustentado.
A Paz é um dom de Deus oferecido à Humanidade, porque “Deus é amor” (1Jo4,16) e o amor gera paz.
A Natureza da Paz requer empenho da humanidade, a todos os níveis e de múltiplas formas, como por exemplo: a formação da consciência pessoal e social, o respeito pelo próximo, a valorização do diálogo entre culturas e as relações entre os povos e nações, imbuídas de justiça e solidariedade.
“Pelos seus actos os reconhecereis.” (Mt.7,20) Todos juntos podemos fazer a diferença!

Deixa a tua marca!
A professora de EMRC: Estela Cristina Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário