terça-feira, 1 de março de 2011

Concurso Blogue - Voluntariado para a Cooperação

O Voluntariado para a Cooperação é um tipo específico de voluntariado. Consiste na acção daqueles que agem de livre vontade, sem remuneração, em benefício de pessoas dos Países em Desenvolvimento, no quadro de um programa de Voluntariado promovido por determinada organização.
O voluntariado para a cooperação insere-se numa lógica de projectos que são desenvolvidos com base nas necessidades dos locais (países em desenvolvimento). A partir daí, faz-se a selecção dos voluntários que melhor se enquadram nesses contextos e que estão aptos para partir e dar resposta a essas necessidades. Estes projectos garantem uma continuidade, não geram situações de dependência, e contribuem de facto para a melhoria das condições da população desses países ao contrário de outro voluntariado que é mais “vivencial”.
Este voluntariado pode ser nacional, apoiando o esforço das organizações nos Países em Desenvolvimento a partir de Portugal, ou pode ser internacional, quando os voluntários vão mesmo para o terreno.

Sem comentários:

Enviar um comentário