terça-feira, 5 de março de 2013

Pequenos momentos da conferência - Concerto: "Entre Voz"

     No âmbito das “VI Jornadas do Conhecimento” promovidas pela Galeria Paz de Espírito (dedicadas ao Ano da Fé), os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Seia tiveram a oportunidade de participar numa interessantíssima conferência que contou com a presença do Padre Victor Silva: Sacerdote da Diocese de Lamego, professor de EMRC, na Escola Secundária de Torre de Moncorvo e detentor de um reconhecido talento musical.
 







     A sessão, realizada pela parte da tarde, teve início com um momento dedicado ao Pe. Victor, no qual os alunos João Bernardo e Bárbara Maximino expressaram, através da música “Eu Sei” de Sara Tavares, a sua simplicidade e sabedoria: o sentido que Deus tem ou poderá ter na vida de cada um. O Padre Victor, senhor sempre bem-disposto e muito conversador, começou então uma palestra que iria ter o máximo de atenção por parte de cada aluno, professor ou “intruso” curioso que passara pelo auditório. Começou por falar da sua paixão: a música. Mostrou-nos as suas influências/canções e partilhou connosco êxitos nacionais tocados na sua guitarra, como o “Homem do Leme” dos Xutos e Pontapés, que conseguiu a sala cheia a cantar em uníssono. A sua abordagem fez-nos reflectir que através dos dons recebidos poderemos tornar o mundo melhor e alcançar o sucesso pessoal desde que o façamos convictos. Houve também tempo para discutir os aspetos essenciais para sermos felizes, para se construir um projeto de vida com significado e, o que torna o mundo mais egoísta, o facto de as pessoas darem mais importância aos bens materiais, ao existir de uma distribuição desigual dos bens essenciais.
Foi, sem dúvida alguma, uma tarde muito bem aproveitada, que levantou questões inevitáveis num momento decisivo do nosso percurso de vida. 
Momentos que não vamos esquecer!
Obrigada, Pe. Victor, pelos momentos de grande aprendizagem !
Deixemo-nos guiar pela luz da FÉ!

                                                                                                        João Bernardo, 9ºB

 

Sem comentários:

Enviar um comentário