sábado, 16 de março de 2013

Um Gesto Amigo: Visita à Casa do Gaiato e Parque Biológico da Serra da Lousã






 
 
... Emocionados, entrámos pelo portão da instituição e dirgimo-nos à porta de um edíficio onde nos iríamos sentar para ouvir as palavras do senhor padre Manuel. Ouvimos com atenção a explicação sobre a fundação da Casa: foi há 73 anos, no dia 7 de Janeiro, que a instituição recebeu os primeiros três rapazes. Disse que um gaiato foi ter com  o padre Américo (fundador) e lhe disse que não tinha casa, sendo assim criada a Casa do Gaiato através da compra do terreno onde se encontra, por 40 contos (200€). Falou também sobre a rotina diária deles e sobre a escola: “- Andar na escola é um privilégio!” e ainda “- Às 3:30h/4h vão regressando. Eles fazem os trabalhos de casa com luz e sem sono.” Referiu ainda assuntos acerca da igreja: “- A igreja precisa de ajuda. Será que um rebanho pode resistir sem um pastor?” e ,um pouco na brincadeira: “Não fiquem zangados com o Papa por causa da história de tirarem o burro e a vaca do presépio”. Informou-nos que o padre Américo era um excelente escritor e revelou-nos que as iniciais do nome dele formavam o verbo AMAR (Américo Monteiro de Aguiar).
  Um dos alunos da nossa escola quis saber como era a rotina diária deles: às 7h levantam-se vestem-se, fazem a higiene, fazem a cama, etc; às 7:30h tomam o pequeno-almoço e rezam; vão para a escola, almoçam lá, estão na escola; chega um grupo às 15:30h para fazer os trabalhos dcasa e outros vão chegando depois; às 19:30h rezam o terço; às 20h jantam.
   A maioria dos gaiatos vêm da Guiné-Bissau e dois são do Fundão. Passaram por esta instituição cerca 1000 rapazes. Têm também um jornal denominado “Gaiato” e que, já agora, aproveito para dizer o seguinte: a assinatura custa apenas 0,33€ e, quem estiver interessado (a), pode dirigir-se à professora Estela Brito.
   Quase no fim da visita, o Sr. Padre Manuel disse-nos algumas frases “inspiradoras”: “O ser humano é maior do que os erros que comete”, “Um sentimento que nós devemos ter é a gratidão”, “Os pais são as pessoas de quem mais devemos gostar no mundo” e ainda “Façam um jeitinho por ser felizes”.
    Gaiato = rapaz da rua alegre.
                                                                       Matilde Figueiredo, nº 12 - 6ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário